A verdade corporativa em Dilbert


Os profissionais de TI também têm seu personagem das famosas tirinhas de jornal. Criado por Scott Adams nos anos 1990, Dilbert vive situações que mostram com humor acontecimentos prováveis no dia a dia dos funcionários que atuam em Tecnologia.

Dilbert já foi até desenho animado, com duas temporadas exibidas no Brasil pela Fox Kids. Suas tirinhas diárias circulam em aproximadamente 1.550 jornais e revistas de todo o mundo, escancarando generalidades absurdas da vida empresarial.

Dilbert tem 30 anos, é sedentário, engenheiro de TI e trabalha em uma empresa californiana de alta tecnologia. Ele prefere os computadores às pessoas, veste roupas caretas e vive com seu cão, Dogbert. O escritório da empresa que trabalha fica na República da Elbonia, país fictício extremamente pobre, do Quarto Mundo e recém-saído do comunismo.

Scott Adams seu criador, trabalhou algum tempo na Pacific Bell, e sofreu na pele algumas das experiências que Dilbert vive nas tirinhas.

As tiras são especialmente ácidas em relação aos modismos que “varrem” as corporações de tempos em tempos. Nestes momentos as empresas se deixam levar pelo “efeito manada” e saem adotando as mais estapafúrdias metodologias e/ou processos, baseadas em sentimentos vagos do tipo “vamos fazer também porque é o que mercado quer” ou “se todo mundo esta fazendo, nós é que estamos errados”.

Da noite para o dia “as verdades corporativas” são viradas de ponta-cabeça e tudo precisa ser refeito e readaptado. Fica a sensação de que todo o esforço anterior foi uma completa inutilidade, e que “a verdade” corporativa enfim foi revelada. Naturalmente, esse sentimento só dura até a próxima onda.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

More From: Sem categoria

DON'T MISS