Conflitos de um escritor em A Janela Secreta


Três grandes adaptações de romances de Stephen King foram feitas tendo um escritor como protagonista. São elas: “O iluminado”, “Louca obsessão” e a projeção a ser discutida.

O filme narra a história de Mort Rainey, um famoso autor de livros de mistério que entra em crise após flagrar sua esposa com outro homem em um motel. Passa a morar isolado de tudo, em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade.

Enfrentando um bloqueio de escrita, vive deitado no sofá cochilando, fumando e bebendo sem a mínima noção de tempo, como se quisesse apagar a própria existência.

Certa manhã alguém bate à sua porta. É um homem chamado John Shooter, com sotaque sulista, acusando-o de plágio de um conto que ele escreveu anos atrás. A princípio, o autor não o leva a sério, mas aos poucos começa a perceber que sua vida corre perigo se o equívoco em questão não for esclarecido.

Dirigido por David Koepp, a película constrói um clima de tensão que vai crescendo gradativamente, prendendo a respiração do espectador a cada take. O suspense em cima da sugestão é bem mais assustador e o filme comprova essa tese.

Além do mistério, há uma outra trama que também é desenvolvida no filme, mostrando como Mort tornou-se um escritor decadente depois de presenciar o adultério da esposa, e a forma como isso corroeu sua mente. Além disso, explica o que gerou o afastamento do casal, levando sua mulher a procurar amor fora do casamento.

Nesta projeção é construído o autêntico perfil de um escritor: avesso ao contato social, perdido em pensamentos e questionamentos, sempre deprimido e enfrentando crises pessoais que eventualmente o levam a se afastar de tudo e de todos.

A trilha sonora de Philip Glass ajuda a construir a ambientação necessária para a trama, sem usar de clichês sonoros para alcançar o efeito desejado no espectador.

O elenco é perfeito, com destaque para Johnny Depp, que interpreta um Mort Rainey consumido pela amargura e lutando contra os seus próprios julgamentos. John Turturro também está excelente como o sulista ameaçador, que nunca levanta o tom de voz, mas demonstra ao longo da narrativa que sua ameaça é séria e graves conseqüências acontecerão se o erro não for reparado.

“A Janela secreta”, além de ser o título do conto que gera o conflito na película, pode também ser analisado como a porta do inconsciente, onde todas as lembranças ruins ficam devidamente soterradas porque trazê-las à tona poderia trazer conseqüências imprevisíveis.

Intrigante e misteriosa, a projeção conta com um final surpreendente, deixando bem clara a premissa de que os demônios internos são mais perigosos de que qualquer forma de ameaça exterior.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
0
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

More From: Sem categoria

DON'T MISS