Um romance condenado em Abraços Partidos


É interessante perceber como o amor é um tema que apesar de antigo, nunca se esgota nas tramas cinematográficas, pois está sempre ganhando novos contornos e  interpretações.

Sentimento espontâneo,egoísta e imprevisível que motiva as pessoas a cometerem leviandades, resultando em sérias consequências para todos os envolvidos. Pulsão que enevoa o raciocínio, despertando nossas vontades mais primárias e sinceras.

A narrativa da seguinte projeção mostra a história de um homem envolvido no meio cinematográfico que ficou cego por causa de um acidente de carro e passou a trabalhar como roteirista. O pedido de um antigo conhecido para escrever uma ficção baseada em fatos reais e a morte de um velho rival despertam nele antigas lembranças de um romance trágico.

O relacionamento em questão seria entre o diretor e a atriz principal de seu filme, namorada de um poderoso empresário ciumento que se voluntariou para produzir a referida obra.

A montagem do cineasta Pedro Almodovar define com a sua elegância habitual o perfil psicológico de cada um de seus personagens emocionalmente perturbados, cada um com seu passado amargo.

Destinos cujas trajetórias são condicionadas pela paixão exacerbada, ocasionalmente conduzidas ao cuidado ou mesmo ao ódio.

O uso de flashbacks para contar o acontecido permite uma análise do quanto o protagonista foi atingido pela fatalidade (ele chegou a mudar de nome, adotando o pseudônimo de Harry Caine, condizente com sua nova postura após o ocorrido) e como as outras pessoas envolvidas lidaram com o peso da mesma ao longo dos anos que se passaram, como a sua agente, corroída de remorso.

O estilo de filmagem do diretor espanhol coloca personas com um forte impulso passional que não temem o preço pelo seu comportamento, consumidas por uma espécie de “febre instintiva”, onde o prazer do instante supera qualquer inconveniência futura. A intensidade acalorada do flamenco traduzida em imagens de cores vivas e apaixonadas.

O filme trabalha o compromisso da sétima arte em registrar e expor a verdade das intenções amorosas que pulsam e conduzem seus respectivos comportamentos, por mais que se tente modificá-los ou distorcê-los.

O uso de metalinguagem, adicionando histórias dentro da história, enquanto ilustra o processo de criação e filmagem, ao mesmo tempo contribui para enriquecer a trama.

O mosaico de relações humanas onde os desejos projetam o real caráter que se esconde sob suas respectivas atitudes.

O elenco traz a excelente performance de Penélope Cruz e vários outros nessa poética projeção sobre um romance condenado desde o início que ousou seguir seu rumo, pois nada seria pior que a idéia de terminá-lo.

Um filme onde a vontade atua como bússola, oferecendo escolhas enquanto aponta a chance de redenção, ainda que ela esteja num take aparentemente perdido na sala de edição.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Angry Angry
0
Angry
Fail Fail
0
Fail
Geeky Geeky
0
Geeky
Lol Lol
0
Lol
Love Love
1
Love
OMG OMG
0
OMG
Scary Scary
0
Scary
Win Win
0
Win
WTF WTF
0
WTF

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

More From: Sem categoria

DON'T MISS