Filmes que todo fotógrafo precisa assistir

A cinematografia, ou fotografia no cinema, é a captação de imagens por filmagens em películas ou por câmeras digitais. É sobre a “impressão” do que veremos nas telas dos cinemas ou nas TV’s.

“Nós escrevemos histórias com a luz e a escuridão, com o movimento e as cores. É uma linguagem com seu próprio vocabulário e com ilimitadas possibilidades de expressar nossos pensamentos e emoções.” – Vittorio Storaro

O diretor de fotografia controla o processo de construção e registro das imagens. Ele torna real toda a atmosfera e linguagem imaginada na pré-produção por meio de técnicas de iluminação, filtros, lentes, movimentos de câmera, enquadramento, cor, exposição…

Filmes e Séries se tornam nossa fonte de inspiração, seja as cores, enquadramentos, poses, situações, história. Para ajudá-los nas ideias e ainda entretê-los durante essa pandemia, segue algumas dicas de filmes.

1) O Fotógrafo de Mauthausen (2018) – Venceu 4 Prêmios Gaudí, em 2019, que é o equivalente ao Oscar na Catalunha, sendo os prêmios: Melhor Direção de Produção, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo.

 

2) 1917 (2020) – Cinematografia de Roger Deakins. Completamente filmado em plano sequência, com apenas um corte, 1917 ganhou 7 prêmios Bafta, Oscar de melhor fotografia, melhor mixagem de som e melhores efeitos visuais).

 

3) Nunca Deixe de Lembrar (2018) – Cinematografia de Caleb Deschanel. Nunca Deixe de Lembrar” tem um visual bem romântico e bonito, o que combina com o tom da história. O tema do papel da arte dentro do filme é interessante e, algumas vezes, assume a dianteira.”

O filme ganhou quatro prêmios e foi indicado a outros 13, incluindo as indicações para os Oscar’s de Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Direção de Fotografia no Oscar 2019. A produção também foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

 

4) O Rei do Show (2017)- Cinematografia de Seamus McGarvey. No 75º Globo de Ouro, a produção foi indicada nas categorias de Melhor Filme – Comédia ou Musical enquanto Jackman foi indicado ao prêmio de Melhor Ator – Comédia ou Musical. A canção “This Is Me” recebeu o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e foi indicada ao Óscar de Melhor Canção Original.

 

5) Parasita (2019) – Cinematografia de Kyung-pyo Hong. Ganhou 22 prêmios em 2019, dentre eles a Palma de Ouro no Festival de Cannes e no Buil Film Awards venceu a categoria de melhor fotografia.

 

6) Coringa (2019) – Cinematografia de Lawrence Sher. Foi considerado a experiência cinematográfica mais impactante do ano. Venceu o Oscar nas categorias Melhor Trilha e Melhor Ator.

 

7) Mad Max – Estrada da Fúria (2015) – Cinematografia de John Seale. O filme tem como base do tratamento visual duas cores: laranja e azul, cores opostas no círculo cromático, e os detalhes secundários tem tons de verde e vermelho. Os tons terrosos do deserto tão a sensação de sufocamento, calor, secura, enquanto o contraste do azul dá um alívio pros olhos, uma tranquilidade. O diretor de fotografia, John Seale, deu a dica de usarem várias e várias câmeras, para que conseguissem pegar vários ângulos de uma vez só. (informações vistas no vídeo da Carol Moreira) Venceu 6 prêmios no Oscar em 2016 e 4 prêmios no BAFTA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>