Fotografia à distância via Facetime

Oi, pessoal! Tudo bem? 
Estamos no dia 1434231 da Quarentena. Já não sei mais quanto tempo estamos reclusos, mas já deve estar perto dos 70 dias. E nesse período, muitos de nós, fotógrafos, com a consciência da responsabilidade e importância do #FicaEmCasa, precisamos encontrar maneiras de manter a mente funcionando e a criatividade fluindo, além, é claro, de conseguir ganhar algum dinheirinho, afinal, as contas não param de chegar (mas se quisessem, poderiam).
 
Uma alternativa encontrada pelo fotógrafo italiano Alesio Albi foi fotografar suas clientes via FaceTime, um app para iOs que faz chamadas de vídeo. Não sei ao certo se Albi foi o pioneiro, mas desde a primeira publicação de alguém, fotógrafos vem testado essa nova maneira de realizar ensaios.
 

Ph: Nick Gabriel

 
 
| Aplicativos usados
Para relizar esses ensaios, há alguns aplicativos disponíveis para celular e computador que podem te ajudar. Além do FaceTime, também pode-se usar o Hangouts, da Google, o Skype e diversos outros disponíveis no mercado.  
 
Eu cheguei a fazer um teste com uma amiga, pra ver como seria a questão da direção de modelo, iluminação e experiência. Como nosso sistema é Android, utilizamos inicialmente o app Zoom, mas estava travando muito, talvez pela internet, e migramos pro Hangouts. Nele a experiência já foi um pouco melhor, pois conseguimos nos comunicar e não travou tanto. Veja o resultado:
 
Ph: Mariana Cançado
 
.

| Experiência

Print na tela. Ph: Cah Montemor

O que vale nesse novo estilo é a experiência. Para os fotógrafos, a experiência de se dirigir uma pessoa à distância, de procurar novos olhares, mesmo que tudo muito limitado e na dependência da pessoa que está modelando. Para as modelos, vale a experiência de ter alguém te dirigindo à distância, de entender melhor como funciona a fotografia, já que agora a modelo também é uma parte muito ativa. Vale demais a tentativa. É divertido!
 
Um print na chamada via facetime em um iphone terá um resultado diferente de um Android, mas lembre-se que nesses caso, o olhar, a direção e a edição faz toda a diferença.. Outra coisa que ajuda muito a se ter um resultado bacana é a iluminação do local. 
 
 
 
.
| Formas de ensaio à distância
– Print da tela: Essa é a forma que muitos estão fazendo. Durante a chamada, quando a modelo está na pose que você quer, basta tirar o print da tela do celular ou do computador. 
– Foto da tela: A Kimberly, uma fotógrafa muito conhecida por seus auto retratos em casa, utilizou a técnica de tirar foto da tela do notebook com a câmera profissional. Ela postou um video no TikTok mostrando como fez e o resultado direto na câmera. Ficou muito bacana

Ph: Irene Rudnyk

– Celular + cenário: A  Irene Rudnyk  gravou um vídeo pro canal dela fotografando a irmã via chamada de vídeo, porém, ao invés de tirar print da tela, ela fez com que o celular fizesse parte da composição de um cenário. Clique aqui para assistir.

– Terceira pessoa: esse tipo de ensaio envolve uma terceira pessoa. Essa terceira pessoa fica com você na chamada de vídeo, com um segundo celular na mão. Este segundo celular é o que vai fotografar a modelo. Você vai direcionando a modelo, para que fique na pose desejada, e depois direciona-se a terceira pessoa, para que ela filme a tela do segundo celular e você diz se a iluminação e o angulo estão bons, tirando a foto com o outro celular. As fotos são enviadas para você e você edita da sua forma. Ficou confuso? Veja esse vídeo. 
– Acesso Remoto: essa opção, creio eu, é a que teria um pouco mais de qualidade de imagem, já que você teria um acesso remoto à câmera do celular da modelo. O Aplicativo ZOOM tem a opção de compartilhar a tela do celular. É uma forma bacana, mas não indico fazê-lo por este app, pois recentemente ele foi acusado de vazamento de dados, portanto não é seguro usá-lo. Provavelmente há formas mais seguras de fazer assim.
 
 
 

Ph: Jamie Noise

.

.

Vou deixar aqui mais alguns perfis para vocês verem quanta foto linda está sendo feita dessa maneira. Espero que gostem! <3
 

One thought on “Fotografia à distância via Facetime

  1. Achei sensacional demais, suas fotos ficaram lindas, Mari!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>