Uma curiosa união de heróis em A Liga Extraordinária

A Liga Extraordinária é uma série de quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Kevin O’Neil. De acordo com Moore, o conceito por trás da série era inicialmente a “Liga da Justiça na Inglaterra vitoriana”, mas ele, rapidamente, desenvolveu-a como uma oportunidade de mesclar elementos de várias obras de ficção num único mundo.

O time de heróis fantásticos reúne personagens clássicos da literatura, como Mina Harker (do romance Drácula, de Bram Stoker), Capitão Nemo (de Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne), Henry Jeckyll e Edward Hyde (as duas personalidades do mesmo homem, que aparecem na obra O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson), Alan Quartemain (do livro As Minas do Rei Salomão) e o homem invísivel, do romance homônimo de H.G Wells. Nos quadrinhos, até o vilão que esses agentes enfrentam é inspirado na literatura: James Moriarty, arqui-inimigo do detetive Sherlock Holmes – ambos criações do escritor Arthur Conan Doyle.

O cenário vitoriano permitiu a Moore inserir “piadas internas” e aparições de várias obras da ficção vitoriana, e, ao mesmo tempo, fazendo referências contemporâneas e piadas. O quadrinho traz diversas influências do steampunk. Na primeira edição, por exemplo, há uma ponte semi-concluída que liga a Grã-Bretanha à França, fazendo referência aos problemas na construção do Eurotúnel .

Ao longo de sua história, a equipe lutou contra muitos dos piores adversários e mais poderosos vilões da Grã-Bretanha, enfrentaram até uma invasão de Marte pelos marcianos de A Guerra dos Mundos. Inúmeras figuras literárias surgem em todas as suas páginas, temos até personagens de James Bond.

A série foi uma forma de Moore explorar muitas de suas histórias favoritas e personagens da ficção. Na verdade, o universo de Moore estimula seus leitores a conhecerem mais dessas obras. Embora seja aconselhável ter um bom conhecimento da literatura (particularmente britânica) para apreciar este trabalho, não é um pré-requisito para a leitura, mas depois de ler, você vai querer saber mais sobre estes personagens e, inevitavelmente, irá buscar as obras originais. A Liga Extraordinária ainda é um trabalho altamente acessível para novos leitores.

Gilson

About Gilson Salomão

Jornalista apaixonado por Cultura Nerd. Escritor e poeta. Nostálgico e sonhador.

One thought on “Uma curiosa união de heróis em A Liga Extraordinária

  1. Quiof

    Antes da Liga Extraordinária e Planetary, haviam na literatura, o escritor Philip José Farmer já vinha explorando essa ideia, esse artigo fala sobre http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/mitografia-sequencial-fabulacao-pastiche-e-o-universo-de-wold-newton-nos-quadrinhos-americanos-das-ultimas-cinco-decadas-sean-lee-levin/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>